segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Onde estava Deus?

ondeestavadeusUma tragédia sempre nos desinstala e nos provoca diversas reações, vamos de juízes a promotores, vamos de compaixão a indignação. Mas realmente algo que muitos pensam e poucos verbalizam é: “Onde estava Deus”?
Neste fim de semana o Brasil e senão o mundo foi abalado pela tragédia de Santa Maria. E eu me pergunto “Onde estava Deus, porque o silencio, como pôde tolerar tal destruição?” Só de pensar que foram as mesmas perguntas que o Papa Bento XVI fez em 2006 quando visitou AUSCHWITZ fico mais tranqüilo e não me julgo um ateu. Perguntas que nos tiram o fôlego e nos lançam em dois sentimentos: indignação ou abertura ao mistério.

Nesta hora escolho a abertura ao mistério de Deus, pois não podemos penetrar no segredo de Deus, só tateamos os fragmentos de uma tentativa de compreensão e nesta hora prefiro escolher o lugar de Santa Maria que diante da tragédia olhou com confiança para um Deus que tem o controle de todas as coisas, um olhar que se lança para uma eternidade feliz em Deus.

Não quero assumir o juiz da situação que diz: “ o que eles faziam ali, o que queriam ali, o que e o que…” Não… Não quero ser um dedo que aponta. Quero ser o braço que acolhe. O braço que diz que há esperança mesmo que tudo seja ruína. Prefiro o mistério a ser um acusador, ou alguém metido a 007 tentando achar culpado.

O Deus, no qual nós cremos, é um Deus da razão, mas de uma razão que certamente não é uma matemática neutra do universo, por teoremas do tipo A+B=AB, mas que é uma coisa só com o amor, com o bem.

Não tenho dúvida que aquelas centenas de Jovens tinham o desejo profundo por Deus, queriam ser felizes de verdade, ali existiam sonhos e esperanças. A fumaça não sufocou o desejo por felicidade apenas, mas sufocou vidas que tinham tudo pra dar certo.

Diante da pergunta inicial “Onde estava Deus” fico com a resposta que também é uma pergunta: Onde eu estou neste mundo? O que estou fazendo para que o maior número de jovens entenda que só Deus sacia o desejo pela felicidade?

Hoje preciso fazer a diferença muito mais que ontem. Onde Deus precisa estar é lá que Ele conta comigo para estar. Preciso fazer a diferença!

Santa Maria aos pés da Cruz não estava indignada com Deus por Ele ter permitido o filho ali morrer, mas o coração dela estava tomado pela certeza de saber que ali começava uma nova história, uma história de eternidade. Que seja a Santa Mãe de Deus a consolar tantas famílias que agora choram e que ela mesma possa nos fazer olhar para um Deus que só sabe amar.

Santa Maria rogai por nós!

Adriano Goncalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário