quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mais de 60 milhões de crianças são vítimas de violência sexual

Da Redação, com ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) denuncia que a violência contra as mulheres cresce no mundo. O Alto Comissário da Agência, António Guterres, afirmou, nesta segunda-feira, 25, que a escala de violência sexual é uma grande preocupação, principalmente, nos países em conflito ou em crises humanitárias. 
Segundo o comissário, a situação da Síria e das Filipinas são exemplos atuais, pois afetam, desproporcionalmente, crianças e adolescentes.

"A perda de membros da família, da casa e, finalmente, do futuro, mas também as desigualdades de gênero pré-existentes e a interrupção dos sistemas de proteção, tornam as crianças e os jovens extremamente vulneráveis ​​à violência sexual", frisou Guterres.

A agência informou que, somente no ano passado, recebeu 12 mil denúncias de violência, porém, a realidade deve ser muito maior, pois a maioria das vítimas não registra qualquer tipo de queixa. O órgão da ONU estima que cerca de 60 milhões de meninas em todo o mundo são vítimas de violência sexual na escola, em casa e em locais públicos.

Guterres destacou que os 148 escritórios do ACNUR, espalhados pelo mundo, implementaram programas de prevenção à violência sexual. Em colaboração com parceiros locais e autoridades nacionais, ampliará os esforços para assegurar ambientes de aprendizagem seguros, inclusive por meio de associações de pais e mestres, clubes de jovens, atividades extracurriculares, aplicação de códigos de conduta e mecanismos de confidencialidade para que os alunos possam ter acesso a serviços de saúde e psicossociais. 

fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário