terça-feira, 29 de novembro de 2011

Compromisso é Decisão

Há alguns dias estive em uma situação de decisão.

O complicado em nossa vida, às vezes, é que não podemos sempre fazer tudo o que queremos, mas costumamos (e devemos) aceitar isso bem.

Agora, quando é para servir a Deus, em geral, nunca vai ser como pretendemos! O Senhor sempre nos pedirá algo que fará com que nos defrontemos com nossa própria personalidade, e isso sempre nos choca.

É por isso que, em geral, muitas pessoas evitam o compromisso com o Senhor. Para não saírem do comodismo em que vivem. Isso é pecado, senão da preguiça, da omissão!

Deus tem primazia sobre nosso ser, sempre que O deixarmos agir em nós e por nós. E aí entra a dificuldade: para Deus agir em nós, precisamos aceitá-lO, sem reservas!

E qual é o ser humano, nesta terra, que pode fazer isso? Só conheço dois: Jesus, o Filho de Deus feito homem, que cumpriu com perfeição a Vontade do Pai, e Sua Mãe, a Virgem Maria, perfeita criatura, que com Seu 'sim' mergulhou inteiramente no Mistério Trinitário: Filha de Deus (Pai), Mãe de Deus (Filho), Esposa de Deus (Espírito Santo).

Não considerar-se digno para assumir um determinado compromisso, pode ser até normal, mas ter medo de compromisso e não querer assumir nada na vida é imaturidade.

Por exemplo: ter medo de casar. Se amamos nosso(a) companheiro(a), queremos assumir o compromisso, e não adiá-lo. Contrário a isso, é porque não ama o suficiente. É preciso esperar o tempo certo, ou decidir-se por não casar.

Assumir compromisso com Deus é diferente: Se acreditamos, se realmente confiamos, o Senhor nos compensará, com a Sua Graça, onde nosso lado humano falhar. Ele nos chamou, Ele nos amou primeiro. Dele é a missão. Ele nos dará as graças, tantas quantas forem necessárias para que cumpramos aquilo a que Ele nos vocacionou. Nós somos o 'lado fraco da corda'. Mas Deus é sempre fiel.

Se não confiamos, é porque não amamos o suficiente. E podemos estar nos enganando.

Corremos o risco, então, de ser uma 'casca' de cristão, com um 'nada' no interior. "Santos de pau oco", como dizia a minha avó.

Precisamos assumir nossa fé, e fé sem obras é morta. Pois as obras indicam compromisso assumido convictamente, experienciado, no amor de Deus!

Leia hoje: Lucas 10, 21-24

E seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário