sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O QUE NÓS PODEMOS FAZER QUANDO ESTAMOS DISTANTES DE DEUS?

O que nós podemos fazer quando estamos distantes de Deus?

Quase nada, não é?

Essa realidade nos atinge muito mais do que percebemos e até desejamos.

Recentemente fui abatido por uma dessas situações. Senti minha fé esfriar a tal ponto que comecei a duvidar do Amor de Deus por mim. Comecei, do nada, a sentir os ímpetos de erros do passado voltando a me atormentarem, como que querendo sair do túmulo para me assombrarem novamente.

Nem com o Sacramento da Penitência eu percebi a força de Deus.

Entretanto, apesar das dúvidas, da tibieza, parei e pensei: ‘Isso não é verdade, é tudo ilusão que o maligno está lançando sobre mim, para me laçar em suas teias’. E decidi que, apesar de tudo isso, não desistiria de Deus, da Sua Luz, do Seu Amor.

Lembrei-me, frequentemente, nesse período, da Encíclica do Papa João Paulo II, “Fides et Ratio” (Fé e Razão), que muito me iluminou quanto a não me deixar levar pelas coisas materiais, por aquela tendência que o mundo hoje pragmatiza: o relativismo, a gnose.

Também se fizeram presentes as palavras de São Paulo, que se considera forte em sua fraqueza, pois sua força vem de Deus, e portanto não devo confiar plenamente em mim, mas no Senhor, mesmo que O esteja sentindo longe, ou ausente.

Deixar-se transcender. Elevar a alma – mesmo alquebrada – a Deus, permitindo que Ele nos sonde com Seu Espírito e opere a cura necessária.

E não ter pressa. As curas demoram, mais ou menos de acordo com a abertura dada pela alma a Deus.

Os exercícios espirituais também têm-me ajudado: o Santo Terço diariamente, a ‘lectio divina’ (leitura orante da Palavra de Deus), uma leitura espiritual, e a oração incessante, a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. Não afastar os pensamentos de Deus. Tudo isso está me ajudando muito!

Também a adoração eucarística, semanal, senão diária, ou sempre que for possível. Eu passo por uma Igreja, e vou procurar o Santíssimo Sacramento. Estar diante dEle, olhar para Ele, sentí-Lo na alma, conversar, chorar, entregar-se a Ele!

Nestes momentos de adoração, lembro-me sempre do ensinamento de Santo Afonso de Ligório, que buscava na adoração a Jesus Eucarístico, também a veneração à Sua Santa Mãe. Onde está Jesus, seguramente está Maria, como medianeira, intercedendo constantemente por nós, junto de Seu Filho. Então, imagine se você está frente a frente com o Senhor presente na Eucaristia? É claro que lá está, não só Maria, mas todos os santos e os anjos, em solene adoração ao Deus ali presente!

E o fundamental: a participação na Santa Missa, com o devido recolhimento, saboreando cada momento do céu que se faz presente na terra, e receber o Senhor na Eucaristia!

Há um ditado: ‘tudo é força, mas só Deus é poder’. É verdade. E mesmo que as forças sejam contrárias – do mundo, do maligno – para nos afastar do Verdadeiro Amor de Deus, não precisamos temer: Jesus caminha conosco, está ‘dormindo no nosso barquinho’, e só precisamos confiar n'Ele! Seu poder transforma a tempestade em calmaria!

Há tempos, li um artigo muito interessante, que me ensinou que para superar nossos momentos de dúvidas, de crises espirituais, há uma chave: duvidar de nossas dúvidas!

Ora, se a certeza que tenho é a de que Deus me ama e não vai desistir de mim, a ponto de entregar Seu Filho na cruz para me salvar, e se eu vier a duvidar disso, então a chave para não cair nessa tentação é a de duvidar dessa dúvida. É questionar-se: Deus me ama? Sim! Deus vai me abandonar? Nunca! Deus quer que eu peque? Nunca! Deus vai me castigar? Não! Deus está sempre esperando por mim? Sim! Então as minhas dúvidas não estão sendo plantadas em mim por Deus, mas pelo inimigo de Deus! E ponto!

Não tem como dar errado! A segurança vai retornar, pode ter certeza!

Mas não podemos abandonar o sacramento da confissão, nem da comunhão. Não podemos deixar de rezar, sempre e sempre!

Buscar a Deus é situação constante, encontrá-Lo é situação fácil, e mantê-Lo com você é situação desafiante!

Deus tem me dado provas de que me ama. Assistindo na TV  ao encerramento do Retiro de Carnaval promovido pela Canção Nova, no dia 08/03/2011, durante a Adoração Eucarística, ouvi o Senhor falar comigo, através das palavras da missionária Salette Ferreira, onde Ele me mostrava exatamente, como e em quê, o meu pecado me afastava d'Ele! Lindo! O Senhor me ama e cuida de mim! E ele me disse isso! Quanta ternura encontrei em meu espírito naquele instante...quanta paz!

Só é verdadeiramente feliz quem é amado! Por isso não devemos nos entregar às tristezas e angústias, porque Deus nos amou primeiro!

Leia hoje: Sb 13, 1-9

E seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário