terça-feira, 6 de março de 2012

Vida Nova

O tempo da Quaresma - quarenta dias - é muito significativo para mim.

Não consigo deixar de pensar melhor em minha vida nesse período, no sentido da própria existência, nas coisas que busco, no meu ideal de viver (ainda tão distante!), nos meus vícios e defeitos que quero muito corrigir, mas continuo ainda praticando...são tantas coisas!

Nesse período que a Santa Igreja Católica proporciona aos seus fiéis, eu procuro, como estou inserido na Igreja pelo Batismo, viver um 'retiro espiritual', mesmo no meio do mundo, no meio de meus afazeres cotidianos, como trabalhar, estudar, cuidar da família, almoçar, conversar com os amigos, passear nos finais de semana...o importante para o meu 'retiro espiritual' dar certo é 'retirar' meu espírito do mundo. Ele sai, eu fico.

É possível fazer isso, mas não sem dificuldade. Melhor se estivesse em um monastério, ou uma casa de retiros. Lá eu poderia colocar meu corpo e meu espírito em sintonia.

Como eu não posso deixar o mundo e ir para um mosteiro todos os dias, e essa é a realidade de zilhões de pessoas por aí, então, cabe-nos apenas 'retirar o espírito' do mundo, ou seja, mesmo praticando nossas atividades e obrigações diárias, manter o espírito em serenidade e contato com Deus, de uma forma mais introspectiva que o habitual. É difícil. Pra caramba. Mas dá pra fazer. É um exercício de força de vontade. Assim o fundador do Opus Dei, São José Maria Escrivá idealizou: viver no mundo santificando-se. É possível!

Aliás, "tudo é possível ao que crê" (São Marcos 9,23). Então, se não consigo algo (no caminhar espiritual), é porque ainda não ponho meu espírito à disposição do Pai, que tudo providencia a seus filhos (São Mateus 7,11).

A Quaresma, por ser um período longo (40 dias) ajuda muito nessa reflexão. Podemos, devagar, sem pressa alguma, ir realizando metas, dia-a-dia. 

Exemplo: eu faço um propósito para parar de murmurar (isso é muito bom!). Não adianta querer simplesmente deixar de reclamar. Não é assim.

Vou precisar primeiro, descobrir os motivos que me fazem murmurar: falta de confiança na graça de Deus, falta de paciência com meus defeitos, falta de aceitação de mim mesmo e por isso não suporto os defeitos de meus irmão.

Visto o motivo primário, vou começar a interiorizar isso: um pouquinho a cada dia, vou ter que suportar-me, mais e mais (e isso é angustiante. Chego a suar!), mas é através dessas pequenas mortificações que vou superando. um passo de cada vez. Vou oferecer um jejum a Deus para me ajudar a suportar melhor essa angústia. Já notei que quando estou jejuando, meu corpo fica mais ativo, e minha mente mais sóbria.

A oração tem que ser constante. Por constante quero dizer o dia inteiro. Por dia inteiro entenda a cada momento. Sempre! Lembre-se: o espírito está retirado do mundo. Ora, se o espírito está retirado das preocupações do mundo, ele só pode estar com Deus! E a oração é a ponte que o mantém nessa unidade com o Pai, ou nada feito!

A caridade, a esmola, também me faz lembrar que "quem dá aos pobres, empresta a Deus" (Castro Alves), ou antes "quem se apieda do pobre empresta ao Senhor, que lhe restituirá o benefício" (Provérbios 19,17). Ora, e não estou justamente laborando pela graça de deixar de murmurar?

Com este pequeno exemplo, demonstro que, passo-a-passo, vamos nos encaminhando para uma mudança de vida.

Sou orgulhoso? Invejoso? Vaidoso? Mentiroso? Irascível? Luxuriento? Imoral? amoral? Ladrão? Não importa! Posso mudar!

Agora, o maior detalhe de todos é: Você precisa da confissão auricular! Não adianta querer estar se preparando para ir a um 'deserto' sem água! tu vais morrer de sede, criatura!

Também não dá para fazer um propósito de mudança de vida espiritual sem que, antes, você prepare o seu espírito para receber Senhor! E não deixe para fazer isso no final da Quaresma! Faça hoje. Agora!. Desligue o computador e ligue para o seu Pároco! Vai lá e abra seu coração para Deus!

Depois, permita-se sentir Deus no seu interior, e a sua alma leve. Esse é o segredo dos Santos! Esse é o segredo de Jesus! Por isso ele retirou-se quarenta dias no deserto, antes de começar seu ministério. Preparou-se, na intimidade do Seu Pai. Ai, com o Pai, sozinho no deserto, ele ganhou as forças para vencer a cruz, o mundo, satanás. E dar-nos novamente o céu!

E você não quer o céu? Então, vai lá, meu filho! Liga agora pro seu Pároco e marca logo essa confissão que você está adiando há quanto tempo? Um ano? Dois? DEZ!?!? (ninguém te merece...)

Pois é, brincadeiras à parte, essa é a realidade que todos podemos experienciar na Quaresma. Esse é o sentido da penitência. Pequenas mortificações oferecidas ao Senhor como forma de buscar mudança de vida.

Vá em frente. O primeiro passo é sempre o pior, mas é como tomar remédio amargo. Sabemos que é ruim, mas melhoramos depois, e é isso que importa. A penitência vale a nossa salvação.

Leia hoje: Isaías 1,10.16-20

E seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário