segunda-feira, 18 de junho de 2012

Compreensão é Caridade

Ainda há pouco, deparei-me com uma atitude tenaz de um superior, na empresa onde presto serviços.

Respondi-lhe os questionamentos, e ele, dando-se por satisfeito, retirou-se do departamento.

A isso, um colega veio me interpelar sobre a atitude arrogante do nosso superior. 

Disse-lhe que não se afligisse, pois nada do que aquele superior demonstrara com sua atitude tinha a ver comigo, pois o que ele precisava saber era algo banal. 

As pessoas, quando sentem-se fracas, em geral tendem a mascarar suas tibiezas com a arrogância, ou falsa altivez. Isso é ruim, pois, para um interlocutor mais atento, é facilmente detectável.

Não obstante, não devemos 'tirar vantagem' dessas situações, mas buscar, pela magnanimidade, compreender a fraqueza alheia, para não cairmos, nós também, nas nossas próprias fraquezas (a vaidade e o orgulho, por exemplo). Assim, mais do que fircarmos ressentidos com a forma como as pessoas nos tratam, devemos, antes de mais nada, avaliarmos se nossas atitudes provocaram a reação do outro, e, se não, buscar compreendermos melhor as atitudes do outro, pois em geral só vemos o exterior das pessoas, no trato do dia-a-dia, e muito nos falta esta sensibilidade de penetrar os corações de nossos semelhantes, pela paciência e mansidão.

Pela paciência e mansidão, chegaremos a uma justa correção fraterna.

Sei do que falo. Sou muito assim, e magoo muita gente. Por isso busco muito, pela oração e esforço, dominar-me. Meus defeitos são meus; é minha obrigação livrar-me deles, e não posso pedir aos outros que os carreguem para mim.

Este é o espírito Cristão: Sede mansos e humildes de coração, como O é Nosso Senhor!

Seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário