sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Novo Bispo de Petrópolis

No próximo dia 16 de dezembro, a nossa Diocese de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, estará recebendo seu novo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão.

Dom Gregório PaixãoOSB (Leozírio Paixão Neto) (Aracaju3 de Novembro de 1964), é um monge beneditino.


Dom Gregório realizou seus estudos fundamental e médio no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju. Estudou filosofia e teologia no Instituto de Teologia dos Beneditinos no Rio de Janeiro (afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo, Roma). Realizou estudos complementares em Antropologia na Universidade Livre de Amsterdam, Países Baixos. Estudou piano e órgão no Instituto de Música da Universidade Católica de São Salvador.
Dom Gregório ingressou no noviciado da Ordem de São Bento em 1984, no Mosteiro de São Bento da Bahia. Fez sua profissão simples em 7 de dezembro de 1986 e emitiu seus votos solenes no dia 8 de dezembro de 1989.
Recebeu a ordenação diaconal no dia 18 de junho de 1992, das mãos de Dom Ricardo Josef Weberberger, OSB. No dia 21 de março de 1993, o Cardeal Moreira Neves conferiu-lhe a ordenação presbiteral.
No dia 7 de julho de 2006 o Papa Bento XVI nomeou Dom Gregório Paixão para a função de bispo auxiliar de Salvador, com a sede titular de Ficus.
No dia 29 de julho de 2006, Dom Gregório recebeu a ordenação episcopal pelas mãos do Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella e de Dom João Carlos Petrini e Dom Josafá Menezes da Silva.
Dentre os bispos auxiliares, Dom Gregório é um dos mais populares, tendo grande aceitação entre os fiéis católicos de Salvador. É um homem de cultura considerável e de semblante sempre sorridente e receptivo a todos. De caráter conciliador e espontâneo, possui grande penetração em todos os movimentos da Igreja na Arquidiocese de Salvador.
Não apoiava abertamente a implantação da Missa Tridentina e os movimentos mais tradicionais apenas por respeito a seu superior, Dom Geraldo Majella Agnelo, embora os compreenda e, em determinados momentos, até os defenda. Em síntese, é um bispo respeitável, sensato e dotado de grande cultura.
Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades da CNBB.
No dia 10 de outubro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Petrópolis.
(Fonte: Wikipédia)

A mensagem do novo Pastor aos fiéis da Diocese de Petrópolis


“Tão logo o Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d`Aniello, comunicou-me que Sua Santidade, o Papa Bento XVI, chamou-me para o ministério de pastorear a Igreja de Jesus Cristo que está em Petrópolis, meu coração se encheu de alegria, por entender que a obra à qual estou sendo chamado é para o Senhor, como nos ensina o Salmista: “Não a nós, ó Senhor, não a nós… ao vosso Nome, porém, seja a glória” (Sl 113,9). Concretiza-se, então, o lema que escolhi para o meu episcopado: “Preparar os caminhos do Senhor” (Jo 1,23). Desse modo, confiando unicamente na misericórdia de Deus e reconhecendo-me pecador e limitado, aceitei o que me fora pedido pelo Santo Padre.

Na espera da publicação oficial, permaneci em oração, rezando por mim e por vocês, colocando-me sob a proteção de Nossa Senhora do Amor Divino e de São Pedro de Alcântara, padroeiro desta Diocese. Peço, assim, a oração de cada irmão e irmã, pois estou convicto de que serei, desde agora, acompanhado pelo coração orante de todos.

Saúdo, em primeiro lugar, o meu antecessor e que foi meu professor na Teologia, Dom Filippo Santoro, hoje Arcebispo de Taranto, na Itália. Irei substituí-lo com a humildade de um ex-aluno que bebeu na fonte de sua sabedoria e do seu testemunho.


Saúdo, ainda, o Mons. Paulo Elias Daher Chedier, Administrador Diocesano, que conduziu a Diocese de Petrópolis com prudência e solicitude, durante o período de vacância.

Reverencio os Srs. Bispos do Regional Leste I da CNBB, com os quais trabalharei em plena comunhão, em especial a Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói.


Com paternal afeto abraço os Sacerdotes, Diáconos Permanentes e Seminaristas; os Religiosos e Religiosas; os Consagrados e Consagradas; os Cristãos Leigos e as Cristãs Leigas. Com todos desejo trabalhar na evangelização, atento ao que o Espírito diz hoje à Igreja, buscando servir a todos e não medindo esforços para o crescimento do povo de Deus.
Saúdo a todas as excelentíssimas Autoridades Civis e Militares e aos Habitantes dos municípios que compõem nossa Diocese: Areal, Guapimirim, Magé, Paraíba do Sul, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis e Três Rios, com todas as suas paróquias, bairros e comunidades.
Aos irmãos cristãos de outras igrejas e denominações saúdo com o afeto e a oração de Jesus: “A fim de que todos sejam um… para que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17,21). Cumprimento, ainda, todas as pessoas que professam a existência de Deus e a todos os homens e mulheres de boa vontade que desejam construir, conosco, um mundo de justiça e de paz.
Cumprimento, também, àqueles que se empenham na política, na educação e na cultura, com destaque para os que pertencem à Universidade Católica de Petrópolis, assim como a todos os trabalhadores e trabalhadoras em todas as profissões, ofícios e serviços.
Minha palavra especial se dirige aos mais empobrecidos, doentes, desempregados, sofredores, sem teto e marginalizados. Para eles recordo a palavra de Jesus, mostrando-nos os sinais da alegria do novo Reino implantado: “… os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem… e o Evangelho é anunciado aos pobres” (Mt 11,5). Não medirei esforços para trabalhar, junto com os que sonham com um mundo fraterno e solidário, para que nenhum homem e mulher de nossa Diocese se sinta rejeitado, esquecido ou durma com fome. Saúdo, com especial carinho, as crianças, os adolescentes e os jovens, que são a alegria e a esperança de nossa Igreja.
Essa minha saudação apresenta o coração de um irmão que deseja conhecê-los, ouvi-los e caminhar junto com todos. Não tenho fórmulas prontas e estou convicto que sozinho nada posso. Entretanto, sinto-me encorajado e profundamente feliz por saber que contarei com as orações e o apoio de todos vocês.
Finalmente, assumindo as palavras do Apóstolo Paulo, envio-lhes o meu fraterno abraço e a minha saudação: “A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Eu vos amo a todos vós em Cristo Jesus” (2Cor 16,24s). Deus os abençoe!
Salvador, 10 de outubro de 2012
Dom Gregório Paixão, OSB

Bispo eleito de Petrópolis”
(fonte: Blog Amigos de Correas)

Em nossas orações, lembremo-nos de nosso novo Pastor, para que seu ministério junto a nós seja fecundo, segundo o Coração de Cristo, e que Maria Santíssima, Mãe do Redentor, cubra de bênçãos a este Seu filho tão querido!
Seja Feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário