terça-feira, 3 de abril de 2012

A Porta do Céu

Ontem, fui contestado na minha verdade. Minha verdade? Será que sou tão importante assim, que tenho minha própria verdade? Quero dizer que estava falando a verdade, e fui desacreditado. Injustiça. Sim, mas quê fazer?

Volto já a esse tema.

Estamos na Semana Santa. Ora, pelo olhar Cristão, todo dia é 'santo', pois toda a Criação foi abençoada por Deus Criador. "E Deus viu que tudo era bom" (Genesis 1,31).

Mas cognominamos esta semana, em particular, de 'santa', pois celebramos a Paixão (sofrimentos) e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o principal: Sua Vitória sobre a Morte (e seu autor, o diabo, que a implantou no mundo, pelo pecado), pela Sua Ressurreição.

Cristo, sendo Deus, não pode morrer. Então a Sua morte é um Mistério que só podemos crer pela fé. A nossa razão aqui não ajuda em nada. Antes, só atrapalha, pois enquasqueta que pode resolver qualquer problema no universo. Mas essa questão, nunca pôde. Creio que daí vem a grande frustração de alguns pensadores - antigos e modernos...

Por não compreenderem, nos desafiam: "provem que Jesus ressuscitou!" Respondo que não preciso provar. Eu vivo a Sua Ressurreição em minha vida, pois a Sua Vida se transmite em nós, e se irradia por meio de nós, na vida da Igreja, na fé da Igreja, transmitida pelo próprio Cristo, ressuscitado, a Seus Apóstolos (Mateus 28, 18-20), confirmados depois em Pentecostes (Atos 2, 1-32). Os apóstolos foram as testemunhas oculares destes fatos (Atos 2,32).

Então eles dirão: "Besteira! Vocês crêem em fantasias!" E agem como Pilatos, quando interrogava a Jesus: "O que é a verdade?" (João 18,38).

A Verdade não é relativa, nem pode ser relativizada, como pretendem alguns, que estão nas trevas. Não existem meias-verdades. Existe a luz e existem as trevas. As trevas são muitas, mas a luz é uma só. Entretanto, quando a luz se faz presente, as trevas se dissipam por completo, pois não podem subsistir à luz.

Assim também a Verdade. Existem muitas mentiras e enganos e erros. E existem muitos que hoje em dia trabalham para que o erro pode prevalecer. Então, diante da Verdade, o erro submete-se a seu nada que é, e desfaz-se por completo, pois diante da Verdade, tudo se faz claro.

Que é a Verdade? A Verdade é uma Pessoa. A Verdade é Deus, personificada em Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Quem está unido à Verdade, está na Luz, e anda seguro.

Volto ao assunto do primeiro parágrafo. Injustiçado. Falei a verdade e fui desacreditado. Devo me preocupar? Respondo que não. Sei que falava a verdade; então, estou na luz. Compreende? Não há preocupações quanto a isso, pois em momento algum, no futuro, cairei em contradição, pois a verdade é uma só.

Uma conhecida me disse uma vez que quando falamos a verdade, nada tememos, mas quando falamos a mentira, acabamos na perdição, pois uma mentira puxa outra mentira, para assegurar a primeira, que puxa outra, e assim vai-se perdendo o fio da meada, até que tropeçamos nas próprias mentiras. E caímos. E somos presas fáceis, pois já não enxergamos. Estamos nas trevas.

" 'Falei publicamente ao mundo. Ensinei na sinagoga e no templo, onde se reúnem os judeus, e nada falei às ocultas. Por que me perguntas? Pergunta àqueles que ouviram o que lhes disse. Estes sabem o que ensinei.' A estas palavras, um dos guardas presentes deu uma bofetada em Jesus, dizendo: 'É assim que respondes ao sumo sacerdote?' Replicou-lhe Jesus: 'Se falei mal, prova-o, mas se falei bem, por que me bates?' " (João 18, 20-23). Este trecho do Evangelho, iremos ouví-lo na Sexta-feira Santa, o dia da Paixão do Senhor.

Proponho a sua leitura durante estes dias, para irmos trilhando o caminho do Calvário junto com Jesus, não para a morte (Ele já morreu por nós!), mas para a Ressurreição definitiva.

O Calvário é a porta de entrada do Céu.

A Cruz do Senhor é a grande fechadura dessa porta.

As nossas cruzes são as chaves que abrem essa fechadura e nos dão acesso pela porta.

Seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário