sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

São Brás

Hoje é dia de São Brás, Bispo e Mártir da Fé Católica!

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar ao imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que esse grande santo fez sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.


Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança. Daí vem o costume de se abançoarem as gargantas dos fiéis, pedindo a proteção de Deus, por sua intercessão.

encontyrei uma matéria legal no site da Canção Nova, que publico aqui, sobre os cuidados que devemos ter com nossa voz, especialmente os músicos, professores, oradores, telefonistas, enfim, todos os que utilizam a voz como instrumento de sua profissão.


Cuidados com a voz

Hoje, a Igreja comemora o dia de São Brás, um médico bem-sucedido, mas que não se sentia totalmente realizado em sua vocação. Viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida por um imperador do Oriente, foi preso e sofreu muitas pressões para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida em vez de abrir mão de sua religião. Por isso, em 316, foi degolado.

Esse grande santo realmente buscava ter um vida de santidade. E por que ele é considerado como o santo protetor da garganta? Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou o bebê imediata e milagrosamente.

Por essa razão, o canal da música entrevistou a fonoaudióloga Isabel Robaina, que falou de como a ciência e a fé podem trabalhar juntas não apenas a fim de nos ajudar na busca da santidade como também na qualidade de vida, pois Deus nos criou para que tenhamos vida em abundância . “Sabemos que podemos contar com a proteção dos santos, sim, mas também é preciso contar com o auxílio da ciência (cf. Eclesiástico 38, 6) e fazer a nossa parte: usar o órgão fonador com cuidado e manter a qualidade vocal natural que Deus nos deu.”

Canal da Música: Quais as dicas que daria para os nossos ministros de música?

“Primeiro, o cantor deve ter a curiosidade de saber como funciona este órgão: as cordas vocais, tão pequenas e frágeis, mas que são capazes de emitir sons tão perfeitos e harmônicos! Se o cantor entender como funciona esse órgão na sua perfeição vai também perceber e evitar tudo que o danifica, mantendo sua saúde vocal.”

Canal da Música: Que tipo de exercícios são indicados para que não se perca a qualidade vocal?

“Hidratar-se bem, no mínimo 8 copos de água por dia. É um órgão que precisa muito de lubrificação, assim como nossos olhos. Se tiver alergia respiratória, mantenha sempre o tratamento, pois esse mal pode trazer modificação vocal indesejada, mesmo com os cuidados básicos”.

Canal da Música: Quais cuidados precisamos ter antes, durante e depois de cantar?

"Antes de cantar: Checar se já ingeriu a quantidade de água necessária para boa hidratação das cordas vocais. Evitar alimentos gasosos, pois provocam eructação (arrotos); chocolates, leite e derivados provocam muco (catarro) e daí virão os pigarros indesejáveis. O muito gelado (picolé, gelo) causam ressecamento e provocam tosse seca e pigarros. Evitar falar muito (ao telefone também), usar voz alta, gritar, guarde sua voz para o momento. Procure relaxar, alongar seu corpo, principalmente a região de pescoço, onde estão as pregas vocais.

Durante: Mantenha bom posicionamento do pescoço - queixo paralelo ao chão e não elevado; soltura do corpo, e faça a hidratação com pequenos goles de água.

Depois: Procure ficar calado, as cordas vocais precisam de, no mínimo, 20 minutos de repouso para retornarem ao descanso necessário. Se isso não for possível, ao menos fale o mais baixo que puder e só o essencial. Mantenha a hidratação, se puder usar o líquido morno terá mais conforto.

Deus fez a parte d'Ele, lhe deu uma boa voz para a evangelização, agora cabe a você cuidar dela,” completa a fonoaudióloga.

Isabel Robaina
Fonoaudióloga clínica, pós-graduada em voz.
Reside em Araruama (RJ) e é consagrada da Comunidade Aliança da Canção Nova






Leia hoje: São Marcos 6,14-29

E seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário