quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nossa Senhora Auxiliadora

Hoje comemoramos a memória de Nossa Senhora Auxiliadora, um dos muitos títulos de Nossa Senhora.

Nossa Senhora Auxiliadora, cuja devoção remonta à vitória da armada cristã em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa. Em agradecimento, Pio V, incluiu na ladainha o título de Auxiliadora dos cristãos.
A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi promulgada por Pio VII, no ano de 1816, tão logo foi libertado do cativeiro a ele imposto por Napoleão Bonaparte. O nome é bastante popular entre os católicos.(Wikipédia)

Mas não só. Maio é o mês dedicado à Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima! Este mês a celebramos em três ocasiões especiais: dia 13, comemoramos os 95 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal; no dia 24 invocamos à Mãe de Deus como Nossa Senhora Auxiliadora; e no dia 31, lembramos a belíssima festa da Visitação de Maria à sua prima Santa Isabel.
O que nos querem dizer, hoje, estas memórias? Em se tratando de Deus, tudo é mistério, mas por meio de tantas aparições de Nossa Senhora através dos tempos, Deus atualiza a Sua mensagem salvífica, revelada em Jesus Cristo.
Maria Santíssima é ‘Portadora de Deus’ (Teotokos). Portadora porque em seu seio gerou Jesus Cristo, o Filho de Deus humanado, mas também portadora de Sua mensagem. Por ter gerado o Filho, é chamada co-redentora, pois auxiliou definitivamente no processo de nossa salvação pela concepção de um Deus que se faz homem! É intercessora poderosíssima, pois está intimamente ligada a Deus Uno e Trino: Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa castíssima de Deus Espírito Santo.
É urgente a mensagem de Maria, em nossos dias. Deus tem pressa, pois sabe que o tempo da humanidade se esgota. Em Fátima, Nossa Senhora pede insistentemente: “Rezem o Terço todos os dias, pela conversão dos pecadores”.
A invocação  a Nossa Senhora Auxiliadora, acrescentada à Ladainha Lauretana pelo Papa São Pio V, em ação de graças pela miraculosa vitória das armas cristãs em Lepanto, no ano de 1571, continua sendo renovada pelos Cristãos o auxílio necessário Daquela que tudo pode junto de Deus.
A festa da visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel quer nos lembrar que, da mesma forma como Ela, cheia do Espírito Santo, foi instrumento do Pai para que João Batista fosse santificado no ventre materno, assim também Ela o será para nós.
Recorramos sempre à Santa Mãe de Deus, e principalmente neste mês de Maio, intensifiquemos e renovemos nossa consagração à Santa Mãe de Deus e nossa! (texto meu publicado no Informativo Paroquial de Nossa Senhora d'Ajuda - Guapimirim, ed.19, Maio/2012)

Oremos:
Santíssima e Imaculada Virgem Maria, nossa carinhosa Mãe e poderoso auxílio dos cristãos, nós nos consagramos inteiramente ao vosso doce amor e ao vosso santo serviço. Consagramo-vos o entendimento com os seus pensamentos, o coração com os seus afetos, o corpo com os seus sentidos e com todas as suas forças, e prometemos querer sempre trabalhar para dar a Deus uma grande alegria: a realização e felicidade de todas as pessoas.
Acolhei-nos todos sob o vosso manto, ó Maria Auxiliadora. Ajudai-nos a recorer a vós nas tentações, prontamente e com confiança. Fazei que a vossa lembrança tão boa, tão cara, tão amável, e a recordação do amor que tendes para com vossos devotos nos conforte, e nos faça vencedores, por meio do amor evangélico, dos inimigos do Reino, a fim de podermos, já nesta terra, viver o céu. Amém.

Leia hoje: Efésios 4,1-6

E seja Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário