quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Brasil e a JMJ 2013

 
A maior nação católica do mundo.
Um país jovem, alegre, com dimensões continentais, paisagens naturais deslumbrantes, rica cultura e uma população acolhedora. Uma nação com 193 milhões de habitantes, dos quais 143 milhões são católicos, formada pela mistura de povos de várias partes do mundo que sabem conviver em paz e harmonia. Um território com a maior floresta tropical do planeta, dono de um litoral com 7.367 km de extensão, lindas praias, vales, montanhas, rios e cachoeiras.
Esse é o Brasil, país que receberá, no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude em 2013. Abençoado pelo Cristo Redentor, monumento de Jesus Cristo encravado no alto de uma montanha de 708 metros, a cidade vive um grande momento em sua história. Destino mais visitado por turistas estrangeiros na América do Sul, o Rio de Janeiro será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016.
Descubra o Brasil. Visite o Rio de Janeiro. Uma inspiração divina da natureza!

O texto acima está na página rio2013.com.

A Jornada Mundial da Juventude foi um desejo do saudoso (e agora) Beato João Paulo II, que em 1985, convocou os jovens a se reunirem para  celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

A cada ano, o número só faz aumentar. Não falo de milhares. Falo de milhões. Como disse o próprio Papa João Paulo II, em 1987, em Buenos Aires: "Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja.".

Já se vão 24 anos, e desde então, a Jornada Mundial da Juventude prossegue, firme, e vem ganhando força e vitalidade, com novos jovens, que há 24 anos atrás nem nascidos eram!

Não é por causa do evento em si, nem por causa da Igreja Católica. Nem por pedido do Papa, apenas. Este clamor que se faz ouvir, a cada dois ou três anos, nas Jornadas Mundiais da Juventude, são, em verdade, clamor por Deus, o Deus vivo que pode saciar a fome do mundo, tão carente e tão pobre de amor e de paz.

Este clamor, o Papa João Paulo II bem o sabia, só pode ser preenchido pelos jovens, pois neles a vitalidade; neles a força; neles a vida; neles a esperança do futuro da humanidade!

Eu me lembro quando tinha meus vinte e poucos anos, de guitarra à tira-colo, cheio de planos e idéias! O mundo, então, corroído pela guerra-fria, pelo comunismo ateu, pelo muro de Berlim, pelos aiatolás, por uma inflação desenfreada aqui no Brasil. E eu olhava meus pais, então com a idade que tenho hoje, suados e cansados no fim de um dia de trabalho, sem perder as esperanças de que iria melhorar. E olhavam para mim e para meus irmãos com um sorriso no rosto como que dizendo: 'jamais desistam da vida! Sejam a força da juventude no mundo, para o mundo renovar-se através de vocês!'

A Jornada Mundial da Juventude representa muito para todos, e não só para os jovens. Mas é através deles que o mundo poderá, e deverá tomar novos rumos, sem revolução, sem 'politicamente correto', sem negociatas, sem Nova Era.

São palavras de João Paulo II, aos Jovens, em 2005:

"São tantos os nossos contemporâneos que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com alternativas insignificantes. É urgente, por conseguinte, ser testemunhas do amor contemplado em Cristo. O convite para participar na Jornada Mundial da Juventude é também para vós, queridos amigos que não sois batizados ou que não vos reconheceis na Igreja. Não é porventura verdade que também vós tendes sede de Absoluto e andais em busca de "algo" que dê significado à vossa existência? Dirigi-vos a Cristo e não sereis desiludidos.
"Amados jovens, a Igreja precisa de testemunhas autênticas para a nova evangelização:  homens e mulheres cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros. A Igreja precisa de santos. Todos somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Sobre este caminho de heroísmo evangélico foram muitos os que nos precederam e exorto-vos a recorrer com frequência à sua intercessão".

Sede jovens! Sede Santos!

Leia hoje: Salmo 32

E seja Feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário